Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPB promove evento para discutir os impactos da ditadura militarUFPB promove evento para discutir os impactos da ditadura militar

 

No período de 17 a 19 deste mês, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) e o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) da UFPB realizam o evento “Resistir ao esquecimento: Encontro com João Vicente Goulart”.  O encontro objetiva promover reflexões sobre os impactos da ditadura militar, a partir da experiência da família Goulart.

 

Este evento se insere entre as atividades do Grupo Temático do NCDH “Teoria e História dos Direitos Humanos e da Democracia”, e da Linha de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) “Direitos Humanos e Democracia: teoria, história e política”.

 

A programação começa na quarta-feira (17), às 19h, na Livraria Leitura do Manaira Shopping, com o lançamento do Livro “Jango e Eu: Memórias de um exílio sem volta”, de autoria de João Vicente Goulart, presidente do Instituto João Goulart da Editora Civilizações do Rio de Janeiro.

 

Na oportunidade haverá atividade de extensão na quinta-feira (18), às 10h, na Escola de Ensino Médio Presidente João Goulart, no Castelo Branco, atividade de Extensão do NCDH: “Roda de conversas com professores, alunos e gestores sobre a ditadura militar e o exílio do presidente João Goulart e família”.

 

Ainda na quinta-feira (18), a partir das 19h, na Sala Lampião do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus I, ocorrerá a apresentação da peça “Eu menina, nós mulheres”, monólogo baseado em lembranças da ditadura militar, abordando as prisões e torturas e mortes de mulheres que resistiram ao regime autoritário.

 

Na sexta-feira (19), às 8h30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus I, haverá o encerramento do evento com a Aula Magna do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH) com o tema: “Reflexões sobre a ditadura militar e o exílio da família Goulart”, proferida por João Vicente Goulart e coordenação de mesa da professora Adelaide Alves Dias.

 

Sobre João Vicente Goulart

É fundador e presidente do Instituto Presidente João Goulart. Foi deputado estadual (1982-1986) e integrou o Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil, da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. Em 1998 assumiu a presidência do Instituto de Terras do Rio de Janeiro (Iterj). Em 2000 assumiu a Subsecretaria de Agricultura, no estado do Rio de Janeiro, implantando o Banco da Terra, do qual foi presidente.

 

Outras informações sobre o evento no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes no Campus de João Pessoa ou no endereço eletrônico: http://www.cchla.ufpb.br/ncdh/wp-content/uploads/2017/05/FOLDER_Jo%C3%A3o-Vicente-Goulart.pdf.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo
registrado em:
Fim do conteúdo da página