Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cedem/Unesp realiza debate "Documentos originais: consequências sociais da “queima de arquivos”.

13/09/17 – 4ª feira – às 18h30

A preservação da autenticidade de documentos é de fundamental importância para profissionais e cidadãos que buscam em sua integridade respaldo jurídico para a garantida de direitos. Em junho de 2017, o Senado aprovou o Projeto de Lei 146/2007, de autoria do parlamentar Magno Malta, que propõe a equivalência de documentos digitalizados aos seus respectivos originais, possibilitando, inclusive, a eliminação de originais não destinados à guarda permanente após a digitalização. Especialistas argumentam, contudo, que a destruição de originais põe fim à garantia de autenticidade dos documentos, afetando seu valor probatório. Além do mais, cópias digitais não estão imunes a problemas técnicos. O Debate Cedem/Unesp busca fortalecer a discussão sobre as consequências desse PL, que na Câmara dos Deputados recebeu o nº 7.920/2017, para a história social, a memória, a justiça, entre outras áreas.

Expositores:
Prof. Dr. Marcelo Quintanilha – Graduado em História pela Universidade de São Paulo, bacharel em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especializações em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e em Arquivologia pela Associação dos Arquivistas de São Paulo. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e exerce o cargo de Diretor Técnico do Centro de Acervo Permanente do Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde coordena diversos projetos na área de organização e descrição de acervos.
Prof. Me. Charlley Luz – É graduado em Arquivologia com mestrado em Ciência da Informação pela ECA-USP. Atua na área de organização da informação e como professor de pós-graduação em Gestão da Informação Digital e Descrição Arquivística e Gestão de Documentos Digitais da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. É sócio fundador da Feed Consultoria e Serviços de Marketing LTDA.

Mediação:
Profa. Dra. Sonia Maria Troitiño Rodrigues – Professora da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília; Coordenadora do Cedem; Presidente da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), da Unesp, cuja meta final é a implementação de um sistema de arquivos na Universidade. Publicou artigos e livros nas áreas de arquivo e documentação, entre outros temas.
Debate Cedem/Unesp
Documentos originais: consequências sociais da “queima de arquivos”

Data e horário: 13/09/2017, 4ª feira às 18h30
Local: Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Informações: (11) 3116–1701 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1
Transmissão on-line: www.tv.unesp.br/cedem
www.cedem.unesp.br
https://www.facebook.com/Cedem_unesp_oficial-718842781598083
*Certificado de participação a ser retirado durante o evento

Fonte: CEDEM-UNESP

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página