Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Palestra na UFSCar abordará relações entre o governo britânico e a ditadura militar no Brasil

Evento, na quinta-feira (15/3), terá também lançamento de livro sobre o assunto
12/3/2018 14:24 
ACidadeON/São Carlos     ACidade ON - São Carlos


 
Capa do livro que será lançado (imagem divulgação)
 
Na próxima quinta-feira (15/3), o Arquivo Ana Lagôa e a Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam a palestra "Segredos de Estado: O Governo Britânico e a Tortura no Brasil (1969-1976)", com João Roberto Martins Filho, professor sênior de Ciência Política na UFSCar e autor de livro de mesmo nome, que será lançado no evento. 
 
A obra de Martins Filho resulta de estágio que o pesquisador realizou no Kings College, em Londres, no primeiro semestre de 2014, no âmbito da Cátedra Rio Branco de Relações Internacionais. Na ocasião, por meio do acesso a documentos então recentemente liberados e outros obtidos por meio da lei de acesso à informação britânica - além de depoimentos de presos torturados no Brasil e na Irlanda do Norte -, Martins Filho reuniu evidências de colaboração britânica com a tortura durante o regime militar, com conhecimento da diplomacia. No livro, o docente traz uma cronologia detalhada do uso de técnicas de interrogatório com origem no Reino Unido, desvelando uma colaboração que, à época, não figurava entre as suspeitas de grupos de defesa dos direitos humanos e da esquerda brasileira. 
 
João Roberto Martins Filho foi um dos fundadores e primeiro Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), bem como fundador do Arquivo Ana Lagôa de política militar e Coordenador da UEIM de 2007 a 2013. A palestra e o lançamento, atividades gratuitas e abertas a todas as pessoas interessadas, acontecem a partir das 18 horas, no Auditório da UEIM, que fica no edifício do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), na área Sul do Campus São Carlos.
 
Fonte: ACidade ON - São Carlos, 12/03/2018
registrado em:
Fim do conteúdo da página