Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Livro mostra crimes cometidos pelo regime militar no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Livro mostra crimes cometidos pelo regime militar no Rio de Janeiro

  • Publicado: Terça, 28 de Agosto de 2018, 15h13
  • Última atualização em Terça, 28 de Agosto de 2018, 15h15

    Redação Observatório 3º Setor       23 de agosto de 2018

A obra ‘Lugares de memória’ mapeia 101 lugares onde aconteceram torturas, mortes, atentados e censura

 

Por: Isabela Alves

O livro ‘Lugares de memória: Ditadura Militar e resistências no estado do Rio de Janeiro‘, coordenado por José María Gómez, reúne uma detalhada pesquisa sobre os crimes hediondos cometidos pelo regime militar no Rio de Janeiro.

A obra cita 101 lugares onde aconteceram torturas, mortes, atentados e censura, e resgata a história e o contexto de cada local, como, por exemplo, a Editora Civilização Brasileira, dirigida por Ênio Silveira, e as universidades fluminenses.

Também é retratado o caráter desumano de um sistema repressivo que, além de assassinar muitas pessoas, atingiu a cultura do país mediante censura, apreensão de livros e obras de arte, e atentados terroristas.

O livro é resultado do projeto de pesquisa ‘Políticas públicas de memória para o estado do Rio de Janeiro: pesquisas e ferramentas para a não repetição’, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Direitos Humanos do Departamento de Direito (NDH) da PUC-Rio entre maio de 2014 e dezembro de 2016.

Fonte: Observatório 3º Setror, 23/08/2018
Disponível em: https://observatorio3setor.org.br/noticias/livro-mostra-crimes-cometidos-pelo-regime-militar-no-rio-de-janeiro/ 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página